


UNISINOS
PORTO ALEGRE
UEMG
BELO HORIZONTE
28/29/30 de novembro
e 01 de dezembro / 2018
Local: UNISINOS
Horário: 13h30 às 18h | 19h às 22h30
sábado: 09h às 13h | 14h às 18h
03/04/05/06
e 07 de dezembro / 2018
Local: Mercado da Boca
Horário: 9h às 12h | 14h às 18h
O QUE É DESIGN SISTÊMICO
O Design Sistêmico é uma metodologia de projeto desenvolvida pelo professor Luigi Bistagnino, que visa reequilibrar a relação entre produção, ambiente e sociedade. Trata-se de um novo modelo econômico-produtivo baseado em projetos de ciclos industriais abertos, i.e., que se formam e autodeterminam de acordo com seus output e input, sendo capaz de se sustentar por longos períodos.
Esta metodologia viabiliza desde a emersão de uma rede de novas relações, à geração de novos produtos, serviços e processos, que tendem à emissão e resíduo zero por meio do aproveitamento positivo dos recursos.
Nessa perspectiva, a produção permite a criação de sistemas econômicos voltados para mercados específicos e contextualizados que trafegam na contramão dos produtos globalizados, uma vez que reconhece e valoriza a comunidade, a identidade, os saber-fazer e os recursos locais.
Sendo assim, recria-se um novo cenário teórico para o processo, no qual emergem as especificidades culturais, ambientais e territoriais dispostas entre os atores e o meio. Como consequência, observa-se o estabelecimento de uma verdadeira ligação entre homem, território e bem cultural, evidenciados nos produtos e/ou serviços.
O EVENTO
O Workshop é centrado em um tema: a configuração de um sistema aberto e autopoiético, partindo do Relevo Holístico do estado atual de um determinado território, com a identificação dos fluxos de matéria e energia que são utilizadas nas atividades produtivas do mesmo.
A partir deste sistema atual (linear) de um caso concreto, serão identificados os recursos utilizados, resíduos produzidos, agentes públicos e privados, assim como as relações entre eles, para então, redefinir o processo e obter um sistema aberto, no qual todos os output ("resíduos") gerados se transformem em input (recursos) para serem utilizados em outros sistemas produtivos locais.
O workshop será conduzido pelo professor Luigi Bistagnino (Systemic Approach Foundation), pela Profª. Drª. Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo (UEMG), e pelo Prof. Dr. Paulo Miranda de Oliveira (UFJF).
Seu público envolve professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGD | UEMG) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPG | UNISINOS), assim como do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, da Universidade Federal de Minas Gerais (MACPS | UFMG). É importante ressaltar que os quatro alunos de graduação em Design da UEMG, voluntários do Projeto, serão integrados ao processo.
O evento pretende: i) colaborar para a divulgação e consolidação do Design Sistêmico no país; ii) instigar a reflexão sobre a responsabilidade da atuação dos designers no meio produtivo e de consumo, bem como suas implicações para a sociedade e para meio ambiente; iii) exercitar o olhar sobre as diversas potencialidades produtivas que um determinado território pode ter; iv) vislumbrar a aplicação do Design Sistêmico em territórios diversos, com foco na produção e consumo sustentáveis; v) contribuir para que os designers constatem que projetar sob critérios ambientais, econômicos, sociais e culturais, concomitantemente, é possível, viável e sustentável; vi) fortalecer a cooperação entre os programas de Pós-Graduação da UEMG, da UNISINOS e da UFMG, assim como a parceria internacional com a Systemic Approach Foundation (SAF).
CONFERENCISTAS

LUIGI BISTAGNINO
Criador da metodologia Design Sistêmico. Trabalha com ecocompatibilidade de produtos (design de componentes) e de processos (design sistêmico) nos setores agroalimentar e indústria. Fundador do grupo de pesquisa em Design Sistêmico, inserido posteriormente no âmbito do Mestrado "A. Peccei" em Design Sistêmico no Politecnico di Torino (POLITO), onde foi professor e coordenador do curso de Design. Atualmente é coordenador do Comitê Científico do Centro SIDERE (Pesquisa e Educação em Design Sistêmico) no POLITO (IT) e na ECAM de Lyon (FR), além de professor nessa última. É presidente e fundador da Systemic Approach Foundation. É coordenador e membro de várias pesquisas nacionais e europeias. Entre suas publicações destacam-se: microMACRO: a complexidade das micro-relações sistêmicas gera o novo modelo econômico-produtivo; e Design Sistêmico: projetar para sustentabilidade produtiva e ambiental.

KÁTIA PÊGO
PhD em Systemic Design pelo Politecnico di Torino (POLITO), mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e Designer de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Na Universidade do Estado de Minas Gerais atua como docente (graduação e mestrado em Design), chefe do Departamento de Planejamento e Configuração (DEPC), e pesquisadora no Centro de Estudos, Teoria, Cultura e Pesquisa em Design (T&C). É autora do livro "Guia para Inserção de Parâmetros Ambientais no Design de Móveis de Madeira". Áreas de pesquisa: Design Sistêmico; Design para Sustentabilidade; Design de Produto; Território; Cultura.

PAULO MIRANDA
PhD em Sistemas de Produção & Design Industrial pelo Politecno di Torino (Dottorato di Ricerca in Sitemi di Produzione & Design Industriale); Doutor em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia de Materiais pela Rede Temática de Materiais (REDEMAT) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Design Industrial pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente na área do Design desde 2001, atuando na Graduação e Pós-Graduação. Profissionalmente se envolve, a mais de quinze anos, com os setores de desenvolvimento de produtos com expressiva participação e contribuição no âmbito do design, em empresas e indústrias do país.
APOIO FINANCEIRO



REALIZAÇÃO



